O nosso Artigo de outubro está um pouco diferente. Foi em formato de conversa com uma especialista em frete aéreo internacional.
Tivemos um bate papo com a Yuri Mizusaki(foto), Airfreight Manager da B&M Logística Internacional, sobre o mercado de Frete Aéreo. Afinal, 𝗤𝘂𝗮𝗶𝘀 𝘀ã𝗼 𝗮𝘀 𝘃𝗮𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗱𝗼 𝗙𝗿𝗲𝘁𝗲 𝗔é𝗿𝗲𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗰𝗮𝗿𝗴𝗮?
1 – Como o frete aéreo foi impactado pela Pandemia e quais foram os seus diferenciais para o mercado?
Yuri: O setor aéreo foi bastante afetado com cancelamento de voos, durante a pandemia várias empresas aéreas de transporte de passageiros e algumas de carga tiveram seus serviços suspensos.
Houve um aumento nas tarifas de importação e exportação.
Percebemos um crescimento no mercado de charters como diferencial de mercado para atender a demanda de cargas.
2 – Como o frete aéreo entra no mercado global concorrendo de frente com a “alta do frete marítimo” e como uma opção de agilidade em meio a crises em alguns países?
Yuri: O preço do frete aéreo também acompanhou a alta do frete marítimo, acredito que essa escassez de espaço em navios e containers fez com que a demanda por carga aérea aumentasse devido a sua agilidade e tempo de trânsito bem curtos, atualmente estamos trazendo cargas da China em até 1 dia dependendo da Cia aérea.
3 – Quais são as vantagens em utilizar o frete aéreo e como o mercado está se “modelando” para o próximo ano?
Yuri: Transit time reduzido, não ter preocupações com ”demurrage” e ”detention”, liberação mais rápida e descomplicada. Acredito que o mercado brasileiro de carga aérea irá crescer para o próximo ano, as cias aéreas estão retomando e acrescentando novas rotas, novas empresas aéreas estão chegando e o mercado de charters continua aquecido.
A crise energética mundial está contribuindo para o crescimento deste mercado, os atrasos da indústria no fornecimento de peças e componentes estão aumentando os pedidos por embarques aéreos.