Esse portal é: Notícias   Informações   Variedades   Velocidade  

Comércio Exterior da China inicia ano estável

ÌNDICE

Com as exportações batendo um novo recorde e o comércio exterior total mantendo-se geralmente estável, o mercado de comércio exterior da China teve um início estável, apesar da alta inflação persistente e do enfraquecimento do crescimento econômico e comercial global.

Dados da Administração Geral das Alfândegas (AGA) mostraram na terça-feira que as exportações de bens da China aumentaram 0,9% ano a ano durante os primeiros dois meses, para 3,5 trilhões de yuans (US$ 506,10 bilhões).

O comércio exterior de bens da China caiu 0,8% em termos anuais, para 6,18 trilhões de yuans no período. As importações de bens ficaram em 2,68 trilhões de yuans no mesmo intervalo, uma queda de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

O superávit comercial do país atingiu 810,32 bilhões de yuans no período, saltando 16,2% ano a ano, mostraram os dados.

O comércio exterior da China enfrentou desafios de múltiplos fatores, como o enfraquecimento da demanda externa e a alta base do ano passado e continuou a apoiar o crescimento econômico do país, disse Lyu Daliang, funcionário da AGA.

Foto tirada em 1º de maio de 2022 mostra um navio de contêineres atracando no Terminal de Contêineres Qianwan, em Qingdao, Província de Shandong, leste da China. (Xinhua/Li Ziheng)

No período de janeiro a fevereiro, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) permaneceu como o maior parceiro comercial da China. O comércio da China com os países da ASEAN aumentou anualmente 9,6% para 951,93 bilhões de yuans, representando 15,4% do total do país.

O comércio da China com os países ao longo do Cinturão e Rota subiu 10,1% em termos anuais, para 2,12 trilhões de yuans, impulsionando o crescimento geral de suas importações e exportações em 3,1 pontos percentuais nos primeiros dois meses.

O comércio do país com outros membros da Parceria Econômica Abrangente Regional cresceu 3,1% durante o mesmo período.

As empresas privadas fizeram contribuições positivas para estabilizar a escala e otimizar a estrutura do comércio exterior da China. Em janeiro e fevereiro, as importações e exportações dessas empresas subiram 5,3% em termos anuais, para 3,16 trilhões de yuans, representando 51,2% do total do país.

Nos dois primeiros meses, as importações e exportações das regiões no centro e oeste da China subiram 12,1% ano a ano, representando 19,2% do total do país, mostraram os dados.

As exportações de automóveis nessas regiões dobraram ano a ano no período, e a expansão das exportações de telefones celulares e produtos agrícolas excedeu 20%.

A China se comprometeu a adotar um pacote de medidas para estabilizar o comércio exterior, incluindo ajudar as empresas de comércio exterior a receber pedidos e manter a produção, acelerar o desenvolvimento de novas formas e novos modelos de comércio exterior, dar pleno desempenho ao papel do comércio eletrônico transfronteiriço e apoiar o estabelecimento de vários centros de distribuição no exterior.

Também prometeu aumentar ativamente as importações de produtos e serviços de qualidade e explorar novas maneiras para desenvolver o comércio de serviços e o comércio digital.

Desde o início de fevereiro, o comércio exterior da China registrou melhorias gerais, disse Lyu, enfatizando o crescimento significativo no final de fevereiro. Espera-se que o impulso positivo continue, de acordo com indicadores relativos, acrescentou Lyu.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS